Estados Unidos

Estados Unidos, originalmente em inglês United States of America, é um dos países de maior extensão no planeta. Sua capital é Washington D.C.

Localização

O Estados Unidos está localizado no continente Americano, especificamente na subdivisão América do Norte. Ao todo é composto por 50 estados.

Em seu território principal, faz fronteira ao norte está o Canadá e ao sul o México e este é banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico.

Soma-se a esse território o Alasca, que faz fronteira com o Canadá e com a Rússia, é banhado pelos oceanos Ártico e Pacífico.

A extensão de seu território é maior do que a soma dos estados do Texas, Califórnia e Montana.

O estado do Havaí é um arquipélago composto por oito ilhas e está localizado no oceano pacífico. Outros pequenos territórios espalhados pelo Pacífico.

Línguas oficiais

A língua oficial do país é o inglês, sem adotar oficialmente um segundo idioma.

Entretanto, nas regiões fronteiriças, principalmente com o México, é possível conversar em espanhol.

Capital

A sua capital é Washington D. C.. Seu nome faz referência ao primeiro presidente do país, George Washington, e sigla final refere-se a Distrito de Colúmbia, onde a cidade está.

Começou a ser construída em 1792 e inaugurada já no ano de 1800.

Lá também estão localizados os principais prédios da política nacional americana, como o Congresso Americano, o Pentágono, órgão da inteligência militar, e a Casa Branca – a residência oficial e onde trabalha o presidente do Estados Unidos.

Bandeira

A bandeira do Estados Unidos possui 13 linhas horizontais em vermelho em fundo branco e um retângulo no canto superior de fundo azul com estrelas brancas.

Cada uma das faixas vermelhas representa uma das 13 colônias. Estas foram as primeiras a declarem independência em relação a Inglaterra, a então metrópole.

As estrelas brancas representam os atuais 50 estados americanos, ao todo elas seriam a união.

As cores que compõem a bandeira também possuem significados: o azul seria a justiça; o branco a inocência; e o vermelho a coragem, relembrando as guerras pela liberdade.

O Estados Unidos teve vários modelos de bandeiras até chegar a essa última versão, desde 1775 foram mais de 40 versões.

Algumas modificações ocorreram apenas por acréscimo de estrela com o reconhecimento de um estado, sendo o último o Havaí na década de 1990.

Moeda

O Estados Unidos adotou o dólar como sua moeda oficial desde ano de 1972.

É utilizada por todo o planeta como parâmetro para conversão em outras moedas.

Economia

A economia americana é uma das maiores do mundo atualmente, por isso atrai inúmeros imigrantes de países subdesenvolvidos para arriscarem-se em seu mercado de trabalho.

O Estados Unidos produz inúmeros produtos. Na agricultura é um dos líderes em produção de limão, soja, milho, amendoim, uvas e outros. Também possui força na agropecuária com o gado bovino.

Ainda compõe a economia americana a manufatura, sendo que o país é um dos principais exportadores de tecnologia.

O chamado Vale do Silício, no estado da Califórnia, é onde ficam as principais empresas no ramo de tecnologia computacional e um dos propulsores da economia.

Cultura

A cultura americana é bem vasta. Na culinária é famosa a America Pie, torta de maçã; Cheesecake, torta com cream cheese como principal ingrediente; cookies; frango frito; hambúrguer; mac’n cheese, macarrão com queijo apreciado no feriado de Ação de Graças e outras, com destaque para as fast-foods.

As maiores festas populares são: Independência (4 de julho); St. Patrick Day (Dia de São Patrício), que ocorre no estado de Chicago em março quando as pessoas vão aos pubs com trajes verdes; o Hallowen também pode ser considerada outra festa pública já que inúmeras pessoas vão às ruas seja para pedir doces como para ver a decoração das casas.

Veja também: Principais datas comemorativas do Estados Unidos

Entre os principais esportes tradicionais dos Estados Unidos estão o futebol americano, o basquete e o beisebol, que atraem em todas as temporadas inúmeros espectadores nos estádios e patrocinadores.

A música americana também é bem variada. Contando com estilos como o country, rock, pop, jazz entre outros.

Sistema político

O sistema político americano é majoritário, mas não proporcional. Isso significa que alguém é eleito sem necessariamente ter a maioria dos votos.

Os estados são divididos por distritos, sendo que cada um deles tem um certo número de delegados de acordo com o número de habitantes.

Quando um candidato ganha em um distrito ele soma todos os delegados. Ganha as eleições aquele que tiver o número de 270 delegados ao final.

Quantos presidentes os Estados Unidos já teve?

Ao todo os Estados Unidos já teve 45 presidentes.

População

A população americana segundo dados de 2018 é de aproximadamente 329,6 milhões. Desses, cerca de 12% identificam-se como afro descendentes, 18% hispânicos, 6% asiáticos e somente 1% de índios nativos.

Independência

A independência dos EUA ocorreu em 1776 da então metrópole Inglaterra. Em 1763, a Inglaterra aumentou as tarifas e criou leis de restrição da liberdade dos americanos. Isso gerou revoltas nas treze colônias que compunham o país.

Levando a realização em 1774 do I Congresso da Filadélfia exigindo o fim das restrições e altos impostos.

O Rei George III da Inglaterra não aceitou as propostas. Em 1776, ocorreria um novo congresso com mais força e que declararia a independência.

A metrópole não aceitou. O que levou a guerra da Independência entre os anos de 1776 a 1783, com a vitória dos americanos com o apoio da França e Espanha.

Estados mais ricos

  • Califórnia
  • Texas
  • Nova Iorque
  • Flórida
  • Illinois

Cidades mais populosas

  • Nova Iorque: 8 milhões e 550 mil;
  • Los Angeles: 3 milhões e 971 mil;
  • Chicago: 2 milhões e 270 mil;
  • Houston: 2 milhões e 296 mil;
  • Filadélfia: 1 milhão e 567 mil;
  • Phoenix: 1 milhão e 563 mil;
  • São Antonio: 1 milhão e 469 mil;
  • São Diego: 1 milhão e 394 mil.

Relevo

A região central do país possui Grandes Planícies, colinas ao leste e montanhas na região centro-oeste.

Os seus principais rios são o Mississipi, Ohio, Rio Grande e Colorado.

Religião

A religião predominante nos Estados Unidos é o Cristianismo, abarcando mais de ¾ da população, e a maioria desses sendo protestantes.

Outras atividades religiosas envolvem o budismo e islamismo, praticado principalmente por imigrantes

Leia Também: