O Que é impedimento no futebol?

Significado de impedimento no futebol:

O Impedimento no futebol é uma regra definida pela FIFA neste tipo de modalidade esportiva.

É Classificado como impedimento quando o atleta que participa da jogada está mais próximo da linha de fundo do campo adversário e à frente da posição do penúltimo jogador do outro time.

Esse posicionamento do jogador adversário dá vantagem sobre o opositor, permitindo que ele chegue primeiro ao gol sem obstáculos.

A regra de impedimento no futebol também tem o intuito de evitar que um atleta se mantenha estático no jogo em uma posição mais avançada que o penúltimo adversário e próximo da linha de fundo, situação popularmente conhecida como “Ficar na banheira”.

Somente jogadores que participam da jogada e estão nessa posição, é considerado impedimento no futebol, caso contrário, não há infração.

Mesmo existindo a regra, a marcação de infrações dependem dos assistentes laterais(Popularmente chamado de bandeirinhas) e juiz principal do jogo.

Punição ao impedimento no futebol:

A Punição aplicada ao impedimento no futebol é um tiro livre direto (Bola parada e um chute ou toque para prosseguir a partida).

Em caso do jogador chutar a bola após a marcação do impedimento, o atleta poderá ser punido pelo árbitro com um cartão amarelo.

Não é considerado impedimento:

Bola bater na trave: Também não é considerado impedimento quando a bola tocar à trave e voltar ao atleta adversário.

Jogadas de linha de fundo: Se o Jogador for até a linha de fundo do campo adversário e tocar a bola para trás, não haverá infração.

Leia Também: